Livro reflete sobre leitura para crianças e jovens
A discussão que contrapõe os livros impressos e virtuais no processo de educação de crianças e jovens poderia ser enriquecida – e muito – por uma troca mais ampla de ideias. Uma contribuição preciosa nesse contexto é o livro Habitar a infância: como ler literatura infantil escrito por Graça Ramos e publicado pela Tema Editorial. No lindo prefácio assinado pela…
Publicação sobre cidades marca parceria com a FAP
Com textos de 20 articulistas e pluralidade de visões sobre temas urbanos, lançamento virtual acontece no próximo dia 30, às 19 horas. Beth Cataldo A discussão sobre a vida urbana, em suas diferentes dimensões, é o mote central da edição de setembro da revista Política Democrática, que reúne um grupo de 20 articulistas com abordagens instigantes sobre as…
Brasília: que cidade é essa?
O título do livro publicado pela Tema Editorial no cinquentenário de Brasília continua válido dez anos depois. Afinal, que cidade é essa? “Não se sedia o poder impunemente”, escreveu o jornalista Ruy Fabiano na coletânea publicada pela editora. No texto, ele esquadrinha a geografia do poder para concluir que seu núcleo forjou uma cidade dentro da cidade – ou “um…
Versão impressa ganha prefácio de Marina Silva
A Tema Editorial publica agora a versão impressa do livro Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018, de autoria de Cristovam Buarque, depois do lançamento do e-book em português e da edição em língua inglesa. No formato impresso, o prefácio assinado por Marina Silva agrega uma reflexão importante sobre o período em que os governos democráticos e progressistas…
Tema lança livro de Cristovam Buarque
A Tema Editorial tem novidades: o lançamento do livro de Cristovam Buarque sobre os erros dos governos progressistas. Com o título Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018 o texto traz uma reflexão necessária e urgente sobre o período em que os governos de orientação progressista e democrática estiveram no poder, e que terminou com a guinada conservadora nas…
Em nome da convivência
Beth Cataldo Na era dos bytes, ferramentas e gadgets tecnológicos em profusão, é muito interessante que alguém levante o olhar, como faz o sociólogo Dominique Wolton, para lembrar que comunicação não tem apenas a face tecnológica, ou predominantemente tecnológica. Mas sim que remete à história, política e cultura. Essa visão humanista a que se propõe o autor de Informar não…
E pur si muove
Há quem acredite que o mundo seja imutável ou que as mudanças estruturais estão sempre fora do alcance do nosso tempo. E há quem veja sinais de transformação, mesmo em escala menor, o que exige paciência e determinação no olhar e no sentir. O caso do antes-e-depois na publicidade das marcas de cerveja no Brasil pode ser visto assim, como…
Um jornal do século 19 no quintal da inovação
A lista das dez empresas mais criativas do mundo no setor de mídia, em 2017, é previsível pelo menos em um aspecto: os veículos tradicionais de imprensa mal aparecem na relação apresentada pela revista norte-americana Fast Company, que tem foco em tecnologia e liderança no mundo dos negócios. A honrosa exceção é o Washington Post, tocado pelo demiurgo Jeff Bezos,…
Os filhos da guerra
Por indicação de Gabriel Nogueira, estrategista e curador do curso Fractal sobre novos protagonistas da Comunicação, emerge a linguagem inovadora e delicada do documentário interativo Sons of Gallipoli (http://sonsofgallipoli.com/). Vencedor do prêmio honorário de melhor uso de vídeo ou imagens em movimento no Webby Awards 2016, o documentário relembra os 100 anos da Batalha de Galípoli, na Turquia, durante a…
Como as mensagens de texto mudaram nossas relações
Flávia Andrés Cataldo Em junho último, a jornalista de multimídia Ankita Rao escreveu para o portal de ciência e tecnologia Motherboard (https://motherboard.vice.com) a respeito da influência do aplicativo iMessage nos relacionamentos e busca por namoros ou encontros românticos. Ela mostrou que o uso de programas de mensagem desse tipo – a exemplo do Whatsapp, líder no Brasil com 120 milhões…
Uma lista sobre o hábito de listas
Flávia Andrés Cataldo “Saiba quais as dez melhores cidades do mundo pra se viver” ou “Sete esportes que fazem do Brasil um país de sucesso” são exemplos de títulos de artigos que certamente nos soam familiares. Não se sabe exatamente como e quando teve início o atual fenômeno dos textos em forma de listas, mas o fato é que nos…
Lições de liberdade
Flávia Andrés Cataldo Se você algum dia for à China, a passeio ou a trabalho, avise aos amigos e à família: seu Facebook, Twitter e, com alguma chance, também seu e-mail estarão fora de órbita. Trata-se da política de monitoramento do governo chinês sobre o acesso e uso da internet no país. Há em vigor uma extensa lista de sites…
Big techs: mais perguntas do que respostas no cenário digital
Flávia Andrés Cataldo Muito se discute atualmente sobre a posição das chamadas Big Techs, as grandes empresas de tecnologia, em um mundo cada vez mais pautado e envolto pelas mídias digitais. Companhias como Amazon e Google cresceram a níveis tão estratosféricos que torna-se quase impossível não pensar (e repensar) sobre os conceitos de monopólio, igualdade e concorrência. A lista de…
A reinvenção do rádio
Flávia Andrés Cataldo* Do seu aparecimento, no início do século 20, até estes primeiros anos do século 21, o rádio pode ser considerado ainda jovem, mas com uma invejável experiência de vida. Décadas atrás, era a principal fonte de informação e entretenimento nas casas e ambientes de trabalho. Hoje, notavelmente, resiste e divide espaço com uma infinidade de outros meios…
Para combater o mau humor da economia
Beth Cataldo - A economia é um tema que frequenta pouco o humor, aferrada como é à realidade dos números, com a ambição de representar racionalmente os movimentos do mundo. As estatísticas encobrem histórias sociais e pessoais, que não costumam merecer muita atenção na exibição dos dados agregados. Quando não está imersa em crises cíclicas que desafiam governantes pouco prudentes,…