Cuidado com a Lei de Moore
“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” A Inteligência Artificial (IA) pode já ter se tornado um tema batido, mas seus impactos em nossas vidas e na economia são ainda pouco compreendidos. Ademais, é apenas uma dentre várias tecnologias que avançam a velocidade crescente e definirão o futuro de profissionais e empresas (e nações). Dito isso, começo com uma obviedade. No futuro, existirão apenas dois tipos de empresas: aquelas que usam IA e aquelas que fecharam as suas portas. E atenção, esse futuro chegará rápido. Prepare-se. O…
Em busca da ontologia da inteligência artificial
O propósito deste texto é tentar contribuir para o entendimento sobre a inteligência artificial, na tentativa de enxergar com mais clareza os impactos que a IA representará para a economia, os negócios e o futuro do ser humano. Entre pesquisas, leituras e consultas em fontes diversas, surgiram verbetes e mesmo interconexões com ramificações da filosofia. No trabalho, lembrei da frase do personagem de Shakespeare, Hamlet, de que “há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a vã filosofia”. Na ânsia de milhares de empreendedores do século…
Novos e velhos porteiros
Duas conclusões separadas por nada menos do que seis décadas – sim, 60 anos – guardam notável semelhança no campo da comunicação. Ambas dizem respeito à triagem das informações apresentadas ao público e à capacidade de influenciar a opinião daqueles que as consomem. Ao longo das décadas, esse processo de gatekeeping assumiu diferentes denominações, de funil a curadoria, até se chegar aos tempos atuais em que os algoritmos podem ser considerados os novos porteiros do mundo da informação. Tudo converge para o mesmo sentido de seleção de notícias, textos, vídeos,…