Livro reflete sobre leitura para crianças e jovens
A discussão que contrapõe os livros impressos e virtuais no processo de educação de crianças e jovens poderia ser enriquecida – e muito – por uma troca mais ampla de ideias. Uma contribuição preciosa nesse contexto é o livro Habitar a infância: como ler literatura infantil escrito por Graça Ramos e publicado pela Tema Editorial.
No lindo prefácio assinado pela professora Stefania Chiarelli, é possível ter uma mostra da dimensão deste livro, que reúne textos publicados pela autora em blog no site do jornal O Globo:
“Graça Ramos (…) sustenta a postura de reconhecer na criança um sujeito produtor de sentidos. Hoje, no entanto, estamos diante de uma geração educada mais pela tecnologia e menos por narrativas escritas. Os modos de percepção encontram-se definitivamente alterados – como pensar, então, o momento único e quase sempre solitário da cena de leitura? Como imaginar esse mundo de papel (…) na cena contemporânea atravessada pela vertigem de telas e hipertextos? Volta-se, assim, a sondar o prazer da leitura e a disposição de vivenciá-la como ‘entrega dos sentidos’, afirma. Isso não é pouco”.
Livro de referência e reflexão, Habitar a infância: como ler literatura infantil dirige-se a pais, educadores e todos aqueles que desejam proporcionar leitura de qualidade ao público infantojuvenil. Com linguagem coloquial e envolvente, a autora assina 68 textos que não subestimam, em nenhum momento, a inteligência e a complexidade das crianças a que se destinam as obras analisadas.
A obra oferece ampla lista de referências bibliográficas, com mais de 300 títulos. As ilustrações, uma das quais aqui reproduzida, são de Sérgio Luz. Encontre o livro à venda nos sites da Amazon, Estante Virtual, Livraria da Travessa e loja virtual da Tema Editorial, entre outras opções.