skip to Main Content

Por que é preciso decifrar o mundo BANI não linear?

O universo da comunicação digital contemporânea está acostumado a disrupções. Está em seu DNA, é seu modo padrão. Por essa razão, a todo momento surgem novos acrônimos capazes de traduzir cenários, impactos, alterações, significados. Assim, logo depois do conceito Mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade em inglês) emergiu o Mundo BANI (acrônimo para frágil, ansioso, não linear e incompreensível). Criado em 2018 pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, ganhou relevância no ambiente corporativo em 2020, na época da pandemia do coronavírus. Largamente citado em sites da internet e em apresentações…

Leia mais

Comunicação ganha espaço e poder

Na virada para os anos 1980, em Brasília, era possível contar nos dedos de uma mão os funcionários do governo voltados, em cada ministério ou autarquia federal, ao atendimento da imprensa. Salas acanhadas abrigavam esses funcionários, boa parte dos quais dedicada a marcar e recortar as principais notícias do dia nos veículos impressos. No comando dessas áreas, a principal tarefa, com raras exceções, era a de driblar os jornalistas interessados em informações avaramente distribuídas. O regime fechado, ditatorial, prescindia da comunicação, limitava-se a comunicados periódicos ou apenas se esquivava das…

Leia mais

Inovação: perguntas e algumas respostas

Quando ligamos a TV, parece que todo mundo está inovando. É o que dizem os bancos, as empresas de telefonia celular, as marcas de roupas, de automóveis e de tudo mais o que você pensar. Há uma profusão de eventos e gurus de inovação e empreendedorismo. Há poucos dias, ao visitar um apartamento, o corretor me informou categoricamente: “Essa construtora é muito inovadora”. Olhei ao redor e o apartamento tinha paredes e portas, até mesmo janelas, uma sala, cozinha, quartos, banheiros e dutos para ar-condicionado. Fiquei pensando: onde está a…

Leia mais

A insustentável distopia do ciberespaço atual

  Como jornalista e profissional focada em conteúdo e curadoria da informação, leio diariamente textos, artigos e matérias jornalísticas publicadas em veículos de mídia e revistas que ditam tendências culturais. São publicações com alto nível analítico de questões relevantes na agenda global. Ao buscar informação de qualidade e análises de fontes de referência em diversos temas, procuro evitar cair no chamado “viés de confirmação” das mídias sociais de hoje, a tendência que temos de consumir ideias que sejam similares às nossas crenças e maneiras de ver o mundo. Este texto…

Leia mais

Cuidado com a Lei de Moore

“Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” A Inteligência Artificial (IA) pode já ter se tornado um tema batido, mas seus impactos em nossas vidas e na economia são ainda pouco compreendidos. Ademais, é apenas uma dentre várias tecnologias que avançam a velocidade crescente e definirão o futuro de profissionais e empresas (e nações). Dito isso, começo com uma obviedade. No futuro, existirão apenas dois tipos de empresas: aquelas que usam IA e aquelas que fecharam as suas portas. E atenção, esse futuro chegará rápido. Prepare-se. O…

Leia mais

Em busca da ontologia da inteligência artificial

O propósito deste texto é tentar contribuir para o entendimento sobre a inteligência artificial, na tentativa de enxergar com mais clareza os impactos que a IA representará para a economia, os negócios e o futuro do ser humano. Entre pesquisas, leituras e consultas em fontes diversas, surgiram verbetes e mesmo interconexões com ramificações da filosofia. No trabalho, lembrei da frase do personagem de Shakespeare, Hamlet, de que “há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a vã filosofia”. Na ânsia de milhares de empreendedores do século…

Leia mais

Novos e velhos porteiros

Duas conclusões separadas por nada menos do que seis décadas – sim, 60 anos – guardam notável semelhança no campo da comunicação. Ambas dizem respeito à triagem das informações apresentadas ao público e à capacidade de influenciar a opinião daqueles que as consomem. Ao longo das décadas, esse processo de gatekeeping assumiu diferentes denominações, de funil a curadoria, até se chegar aos tempos atuais em que os algoritmos podem ser considerados os novos porteiros do mundo da informação. Tudo converge para o mesmo sentido de seleção de notícias, textos, vídeos,…

Leia mais
Back To Top